segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

2001736_large.jpg
Nao posso com musicais.
O Johnny Depp nao sabe cantar.
Nunca devia ter cantado.
Espero que nao me volte a cantar outra vez.
Os filmes do Tim Burton sao de uma imaginacao magnifica mas acho que o realizador empancou nos musicais e nao satisfeito com a personagem animada de Nightmare before Christmas, decidiu dar um papel semelhante ao nosso querido Johnny, que eu e voces todas adoramos, mas que, nao sei se ja comentei antes, nao sabe cantar.
As melodias escolhidas sao lamechas e impedem que o publico se transponha para aquele universo ficticio e fantasmagorico que Tim Burton adora.
Nao querendo apontar o dedo ao guiao, pois sei que os musicais raramente privam dessa rara faculdade humana denomindada de logica, nao posso deixar de gritar bem alto:
PORQUE E QUE O JOHNNY NAO ME MATOU LOGO O GAJO DA PRIMEIRA VEZ QUE O TEVE SENTADO NA CADEIRA?
E pronto.
Aqui fica o grito de uma espectadora que adora o Johnny, adora o Tim, adora a Helena Carter.
A fotografia e de um profissionalismo invejavel e de uma beleza encantadora.

Ja agora fica aqui uma cosquice das filmagens em primeira mao:
Uma amiga da Zezinha, Rita Revez, foi figurante neste filme e conta que havia uma boneca muito ranhosa que deram ao bebe para brincar. A boneca era velha., so abria um olho e de cabelo ja so lhe restava tres pelos na testa.
Ora o Tim agarra na boneca e diz: "Mas quem foi a ave rara que me trouxe p'raqui esta boneca horrorosa? Agora o puto nao me para de chorar!"
E vira-se o Johnny: "Boneca? Boneca? Onde e que esta a boneca?"
 (Agarra na boneca e mete-a debaixo do braco)
 "Se me dao licenca, eu e a boneca vamos ali atras mandar uma e ja   voltamos."
Que libido, meu Deus!
xi




10 comentários:

Anónimo disse...

Oh Martita, olha eu adorei o filme! Se bem que eu, em geral, gosto de musicais e adorei ver o Johnny cantar! Acho que o fez com muito carácter e profissionalismo e bem ao estilo dramático que um musical requer. Gostei muito da caracterização toda e da fotografia e achei as musiquinhas deliciosamente lamechas!! ;) Só a filhota dele é que tinha umas feições estranhas...o nariz nem parecia nariz de tão pequeno! Viva os narizes grandes à Gerard Depardieu! Sempre têm mais personalidade...Bom, resumindo, eu gostei da aposta em musicais do Tim Burton e acho que não fica nada atrás dos outros filmes não musicais dele e que continua com aquele teor assustador e confortável ao mesmo tempo! Beijos!

happy prince disse...

Mesmo assim, acho que quero ver!

happy prince disse...

Ele não matou logo o homem porque A VINGANÇA É UM PRATO QUE SE SERVE FRIO!!!

Anónimo disse...

Pois sei que é talvez excessivo dizer isto … mas para mim Sweeney Tood é a surpresa da semana, o highlight cinematográfico do mês, provavelmente o filme do ano e o musical da década :) Sou, desde há largos anos, fã assumida e dedicada de cinema em geral e do Tim Burton em particular, mas este filme conseguiu superar as minhas melhores expectativas. É um momento alto para aquela a quem alguém já chamou a ‘criativíssima trindade’ (Burton/Bonham-Carter/Depp), se bem que penso que não será o ‘mais alto’ e que eles poderão chegar ainda mais longe. Todo o elenco é simplesmente irrepreensível. As canções – já conhecidas, e desta vez não imaginadas pelo igualmente genial habitual colaborador de Burton, Danny Elfmann – são simplesmente maravilhosas. E ainda que não sejam cantadas por vozes profissionais, acho que é justo dizer que onde Johnnny Depp e Helena Bonham-Carter eventualmente falham em afinação perfeita, compensam largamente em talento, presença, humor ácido e negrume (tão necessário à composição de ambas as personagens). Visualmente, é um dos filmes mais belos que Burton e a sua equipa já produziram. Monocromático o suficiente para que o sangue vermelho-laranja possa desempenhar, também ele, um papel no filme. O papel principal, diga-se… É uma história de vingança com um final conhecido à partida, onde as surpresas não estão no desenrolar da história mas sim nos excelentes desempenhos dos actores, nos pormenores, nas pequenas coisas, nas extravagâncias a que Tim Burton nos habituou. Por mim, estou satisfeita. Não preciso de ver mais nada tão cedo… :)

Edite Queiroz

Anónimo disse...

"O Johnny Depp nao sabe cantar.
Nunca devia ter cantado."
'Cristo'. Onde é que tem os ouvidos? :0
Já vi uns quantos comentários a este filme, uns amam, outros abominam, e há a velha lenga-lenga de que todos têm direito à sua opinião, mas aí está uma que não esperava ouvir.
A mim, cantando, deliciou-me.
Se atingiu cada nota na perfeição, no tom musical imaculadamente correcto, não sei, pois não me parece, pouco me interessa, também não sendo de todo assim que avalio; e não é suposto tratarem-se de cantores profissionais ...
Mas pois sem dúvida, o Johnny Depp sabe cantar [ou por outra vá se preferirem, mesmo se não saiba cantar a 'rigor' profissional, canta que é uma delícia/ maravilha/ espanto/ espectáculo! - e no que não é um musical fácil] (e muita gente concorda inclusivamente, claro, o Tim), e mais do que isso, eu gosto, e GOSTO mesmo. dispensa mais explicações.


"acho que o realizador empancou nos musicais" como? onde?? o mais engraçado é que o pobre nem gosta de musicais x)

"decidiu dar um papel semelhante ao nosso querido Johnny" oi? onde? só porque canta ?

"As melodias escolhidas sao lamechas" as melodias ou as letras? só para esclarecer

"impedem que o publico se transponha para aquele universo" discordo.

"sei que os musicais raramente privam dessa rara faculdade humana denomindada de logica" eheh, aí a história é velha, e dá p'ra concordar a certo nível (a certo nível; e nada tendo a ver com a questão colocada) [já agora, também não sou fã de musicais. sou eu e o Senhor Burton]

"PORQUE E QUE O JOHNNY NAO ME MATOU LOGO O GAJO DA PRIMEIRA VEZ QUE O TEVE SENTADO NA CADEIRA?" bem acho que isso é mais que óbvio.

Porque é que o SWEENEY não acabou brutal e abruptamente com a vida da sua derradeira, esperada vítima, grande objecto da sua fria vingança, logo de caras naquela sua inesperada e breve oportunidade interrompida.. hum...
Só faltou levantar a bela da questão do sangue.



"Nao posso com musicais."
Acho que aí tens uma grande resposta; parece-me uma aversão bastante aguda, propícia a impôr-se a tudo o mais, aconselhava-te a não ver mais.

Enfim, desculpem-me pela extensa análise ao post...
Fiquem bem.

happy prince disse...

Eu continuo a dizer que gostei! E é verdade, não tenho ouvido, mas também não dou opinião musical! Fantástico!

Anónimo disse...

Bem com a conversa toda acho que nem disse que gostei do filme...
mas está implícito, não?
bem, Gostei sim sr!
não vou entrar em críticas pormenorizadas...
resumindo-se o filme está de parabéns e vale a pena ver, isto(muito) de preferência agora no Cinema!
*

Luis disse...

Primeiro tenho de dizer que gostei do filme, também admitindo que se calhar só o fui ver porque é de Burton. Se tivesse visto "Musical" e , sei lá, "Robert Zemeckis" ou "Steven Spielberg", nem teria visto. Sou pre-conceituado neste aspecto. Não fui ver Moulin Rouge, forçaram-me ver o West Side Story na escola, o Musica no Coração (para além de me fazer um título de filme adulto) faz-me rir... E Evita... bem, o título diz tudo.
É o filme mais explícito em termos de violência de Burton até hoje, o único a concorrer com esse título seria "Sleepy Hollow". Mas aí conseguimos abstrair-nos, tendo um clima mais de comédia do que de terror, pertence ao universo do cinema fantástico. Sweeney Todd é mais desconfortante. Não sei se porque as vítimas são escolhidas ao acaso, se porque a camara nos oferece cada detalhe sangrento ou porque Sweeney Todd é o homem mais cego pela vingança desde o seu homólogo Edmond Dantès, o Conde de Monte Cristo. Muito mérito pertence neste ponto, claro, a todo o elenco de Todd, Realizador e Actores. Gostei particularmente de Alan Rickman a fazer de Juiz, mas claro, Bonham Carter e Depp também convencem.
Quanto ao tema mais discutido do filme, fiquei surpreendido de não ter ficado aborrecido com a cantoria, as canções têm (à falta de outra palavra) 'wit' e os actores, por não serem cantores profissionais, até se desenrascaram bem. As vozes que mais irritam são as de Anthony, Johanna e Toby (Anthony então fez-me lembrar West Side Story - já só estava à espera ele entoar 'Maria...'). Mas penso que Burton também optou pelas vozes mais claras para estes personagens porque se trata da voz da inocência no filme. Todos os outros são marcados pela vida, desiludidos, sarcásticos, cansados.
Chegando à historia em sí, achei bastante previsivel, a mulher louca escondendo a cara do jovem ao início do filme e dando a saber quem é a bela jovem encarcerada tinha de ter um papel importante (afinal trata-se do código de cinema). Que Todd no fim ou ia mata-la também ou reencontrar o seu amor (para o final à Hollywood) também. O que fica são imagens belas (particularmente Depp e Bonham Carter no campo e, na cena mais hilariante do filme, na praia), sangrentas e uma pequena homenagem a Kubrick (não teria sido filmado este filme nos Pinewood Studios em Inglaterra).
Resumindo, gostei bastante deste filme, não dei pelo tempo passar e mal posso esperar 2010, para quando está anunciado Alice no País das Maravilhas de Burton. Só espero que não seja Bonham Carter a Alice escolhida de Burton ;-)

happy prince disse...

A helena vai ser a Alice o o Johnny vai ser o coelho!

Anónimo disse...

Não sei quem vai ser quem, mas peço-vos um favor. Assim que alguém saiba, avisem!! Não consigo encontrar informação nenhuma sobre a Alice em lado nenhum! :)

Edite Queiroz